Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos

O que é?

Criado em  2015 pela AACI, o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos atende crianças, adolescentes e idosos. Visa proporcionar participação para uma melhor convivência, pertencimento aos espaços e fortalecendo o exercício da cidadania. As atividades contribuem ainda para o desenvolvimento do potencial presente nas crianças e adolescentes, estimulando para que consigam identificar e trabalhar seus interesses, fomentando assim sua autonomia. Já com os idosos, tem por foco o desenvolvimento de atividades que contribuam no processo de envelhecimento saudável, no desenvolvimento da autonomia e de sociabilidades. Também é oferecido acompanhamento social e psicológico.
Fazem parte do que é essencial ao trabalho no serviço de convivência e fortalecimento de vínculos: a acolhida; escuta qualificada; orientação; produção de encaminhamentos; informação; comunicação e defesa de direitos; elaboração de relatórios e/ou prontuários e desenvolvimento do convívio familiar fortalecido.
Diante do desenvolvimento do trabalho proposto, podemos destacar alguns dos resultados alcançados, como: diminuição da situação de situações de vulnerabilidade social de famílias; a melhoria na qualidade do relacionamento dos usuários com a família e com a comunidade; ampliação do acesso do usuário aos serviços ofertados no território de acordo com as suas demandas; acesso a atividades de lazer e culturais, o desenvolvimento de potencialidades e a ampliação de seu universo informacional e cultural; melhoria na autoestima; melhoria nos relacionamentos em grupo e com a resolução de conflitos pessoais.
Os recursos necessários para o desenvolvimento do trabalho são provenientes de doações da comunidade, realizadas também, por meio da captação via telemarketing.. Desse modo, as atividades são oferecidas de forma totalmente gratuita à população usuária.

aa-min.png
 
elemento.png
 

Público Alvo

Podem participar crianças de  04 a 14 anos (Crianças beneficiárias do BPC, cujas famílias são beneficiárias de programas de transferência de renda; encaminhadas pelos serviços de proteção especial, que vivenciam situações ou fragilização de vínculos). 
São realizados também, o grupo de idosos (acima de 60 anos), grupo de adolescentes (14 a 17 anos) e recentemente o grupo de mulheres (faixa etária a partir dos 18 anos). 
Nossa área de abrangência é coberta por 03 CRAS e um CREAS. Além das atividades com as crianças, estão previstas atividades com os pais, responsáveis e demais familiares, compreendendo a relevância da participação familiar no serviço e buscando garantir a matricialidade sociofamiliar da política de assistência social.

Objetivos 

  • Complementar as ações de proteção e desenvolvimento das crianças e o fortalecimento dos vínculos familiares e sociais;

  • Assegurar espaços de referência para o convívio grupal, comunitário e social e o desenvolvimento de relações de afetividade e respeito mútuo;

  • Possibilitar a ampliação do universo informacional, artístico e cultural das crianças e adolescentes, bem como estimular o desenvolvimento de potencialidades, habilidades talentos e propiciar sua formação cidadã;

  • Estimular a participação na vida pública do território e desenvolver competências para a compreensão crítica da realidade social e do mundo em sua atualidade;

  • Contribuir para a inserção, reinserção e permanência do jovem no sistema educacional.