Serviços
Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos
O Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vículos atende crianças, adolescentes e idosos. Visa proporcionar participação para uma melhor convivência, pertencimento aos espaços e fortalecendo o exercício da cidadania. As atividades contribuem ainda para o desenvolvimento do potencial presente nas crianças e adolescentes, estimulando para que consigam identificar e trabalhar seus interesses, fomentando assim sua autonomia. Defendemos os direitos das crianças e quaisquer outros indivíduos em situação de vulnerabilidade.
Já com os idosos, tem por foco o desenvolvimento de atividades que contribuam no processo de envelhecimento saudável, no desenvolvimento da autonomia e de sociabilidades. Também é oferecido acompanhamento social e psicológico.
Fazem parte do que é essencial ao trabalho no serviço de convivência e fortalecimento de vínculos: a acolhida; escuta qualificada; orientação; produção de encaminhamentos; informação; comunicação e defesa de direitos; elaboração de relatórios e/ou prontuários e desenvolvimento do convívio familiar fortalecido.
Diante do desenvolvimento do trabalho proposto, podemos destacar alguns dos resultados alcançados, como: diminuição da situação de situações de vulnerabilidade social de famílias; a melhoria na qualidade do relacionamento dos usuários com a família e com a comunidade; ampliação do acesso do usuário aos serviços ofertados no território de acordo com as suas demandas; acesso a atividades de lazer e culturais, o desenvolvimento de potencialidades e a ampliação de seu universo informacional e cultural; melhoria na autoestima; melhoria nos relacionamentos em grupo e com a resolução de conflitos pessoais.
Os recursos necessários para o desenvolvimento do trabalho são provenientes de doações da comunidade, realizadas também, por meio da captação via telemarketing.. Desse modo, as atividades são oferecidas de forma totalmente gratuita à população usuária.
Podem participar crianças de 04 a 14 anos (Crianças beneficiárias do BPC, cujas famílias são beneficiárias de programas de transferência de renda; encaminhadas pelos serviços de proteção especial, que vivenciam situações ou fragilização de vínculos).
São realizados também, o grupo de idosos (acima de 60 anos), grupo de adolescentes (14 a 17 anos) e recentemente o grupo de mulheres (faixa etária a partir dos 18 anos).
Nossa área de abrangência é coberta por 03 CRAS e um CREAS. Além das atividades com as crianças, estão previstas atividades com os pais, responsáveis e demais familiares, compreendendo a relevância da participação familiar no serviço e buscando garantir a matricialidade sociofamiliar da política de assistência social.
-
Complementar as ações de proteção e desenvolvimento das crianças e o fortalecimento dos vínculos familiares e sociais;
-
Assegurar espaços de referência para o convívio grupal, comunitário e social e o desenvolvimento de relações de afetividade e respeito mútuo;
-
Possibilitar a ampliação do universo informacional, artístico e cultural das crianças e adolescentes, bem como estimular o desenvolvimento de potencialidades, habilidades talentos e propiciar sua formação cidadã;
-
Estimular a participação na vida pública do território e desenvolver competências para a compreensão crítica da realidade social e do mundo em sua atualidade;
-
Contribuir para a inserção, reinserção e permanência do jovem no sistema educacional.
Casa de Atenção à Pessoa Idosa
Atende pessoas idosas de ambos os sexos, com idade igual ou superior a 60 anos, independentes e/ou com graus de dependência I e II, ou seja, idosos independentes, mesmo que necessitem de auxílio de equipamentos de autoajuda e idosos com dependência em atividades de autocuidado para a vida diária, como alimentação, mobilidade e higiene, sem comprometimento cognitivo ou com alteração cognitiva controlada.
É um equipamento destinado a ofertar atendimento especializado às famílias com pessoas idosas que apresentem algum grau de dependência e/ou que tiverem indicativos de violação de direitos. Através do atendimento e acolhimento humanizado a este grupo, o serviço oferece cuidados diários, alimentação, oficinas, atendimentos de serviço social, psicologia e fisioterapia. O objetivo é promover a convivência familiar e comunitária da pessoa idosa, fortalecendo sua identidade, protagonismo, autonomia, potencialidades e vínculos.
-
Prevenir o acolhimento institucional e com isso uma possível segregação da pessoa idosa;
-
Prevenir situações de risco social e pessoal;
-
Evitar isolamento social e institucionalização;
-
Reduzir o número de internações médicas e o número de acidentes domésticos;
-
Fortalecer os vínculos familiares através de orientações à famílias sobre os cuidados básicos necessários;
-
Compartilhar com as famílias a provisão de cuidados essenciais;
-
Incentivar e promover a participação da família e da comunidade na atenção;
-
Incentivar a socialização e a convivência comunitária e promover as potencialidades;
-
Desenvolver ações que visem a superação das violações de direitos;
-
Contribuir na restauração e preservação da integridade e autonomia da pessoa idosa;
-
Contribuir na construção de novos projetos de vida, respeitando as escolhas e especificidades pessoais.
-
Proteger integralmente a pessoa idosa inserida no Projeto e promover apoio às famílias e cuidadores na tarefa de cuidar, minimizando a sobrecarga de trabalho e fragilização dos vínculos familiares;
-
Promover autonomia e melhoria da qualidade de vida das pessoas idosas com graus de dependência I e II;
-
Promover acesso do público-alvo atendido e suas famílias a direitos, realizando a referência e contra referência com os equipamentos públicos estatais de Assistência Social, com rede de proteção e Sistema de Garantia de Direitos;
-
Acolher e garantir Proteção Social aos idosos semidependentes, cujas famílias não tenham condições de prover esses cuidados durante todo o dia ou parte dele;
-
Promover acesso a atividades de lazer, esporte, cultura, a partir dos interesses, das vivências, dos desejos e possibilidades;
-
Promover a particpação dos usuários no processo de planejamento, avaliação e monitoramento, em todas a fases de execução do projeto.