top of page

Apadrinhamento

Você já pensou na possibilidade de ser referência na vida de alguém?

ARTE.png
ARTE (1).png

Resultados do Programa Apadrinhamento Afetivo no ano de 2022

Âncora 1

Ações de Divulgação do Programa

Ao longo deste ano, a equipe técnica realizou diversas ações de divulgação do Programa, através das redes sociais da Instituição, reportagem televisionada, participação em programa de rádio do município, visitas aos diferentes equipamentos e serviços do município, de forma a contemplar toda a rede e informar aos profissionais que atuam no atendimento à população, para que estes possam ser agentes multiplicadores. Buscou-se divulgar o Programa através da inserção de cartazes informativos no transporte público, em locais de maior acesso da população, assim como na construção contínua de folder informativo para distribuição nos locais onde a equipe se faz presente e nos demais momentos junto à população.

Atendimento da equipe técnica a população

Os profissionais se colocam disponíveis para realizarem este primeiro contato e acolhimento, de modo a esclarecer os critérios do Programa, a forma de acesso e etapas necessárias no processo de habilitação, assim como identificar as razões que motivam o interesse do candidato, suas possíveis dificuldades e potencialidades, assim como na continuidade do acompanhamento.

Padrinhos/madrinhas habilitados

Compreendendo as etapas exigidas no processo de habilitação dos padrinhos/madrinhas no Programa de Apadrinhamento Afetivo, as quais são: Cadastro Inicial, atendimentos individualizados com as profissionais do Programa, Apresentação da Documentação necessária, Visita Domiciliar e Encontros da Capacitação, atualmente contamos com 18 (dezoito) pessoas participantes e acompanhadas pelos profissionais de referência aptos à Etapa de aproximação com adolescentes, de acordo com avaliação da equipe do Programa e equipes das Instituições de Acolhimento.

Capacitação

Foram realizadas neste período cinco Ciclos de Capacitação, promovidos periodicamente, a partir de encontros em pequenos grupos, onde são abordadas temáticas e assuntos que perpassam o processo de institucionalização.

Saiba mais:
Notícia 1
Notícia 2

 

Encontros dos padrinhos

No dia 03 de Dezembro de 2022 foi realizado o 1º Encontro dos Padrinhos do Programa de Apadrinhamento Afetivo na sede da Associação de Apoio a Crianças e Idosos. O encontro que teve como tema “Café Afetivo” tem como objetivo reunir os participantes do Programa e discutir temas importantes do percurso de apadrinhamento.

Saiba mais:
Notícia

Atendimento da equipe técnica ao público das Instituições de Acolhimento

Neste período foram realizadas diversas atividades com o público das Instituições, os quais tiveram direcionamento para o Programa. As etapas de acompanhamento compreenderam momentos coletivos e individuais. Nos momentos coletivos, houve a realização de atividades junto a todo o público da Instituição de forma a esclarecer e informar acerca do Programa. Após os momentos coletivos, foram realizados os atendimentos individuais com cada adolescente, de forma a conhecê-los melhor, identificar o desejo em participar, acolher as dúvidas, sentimentos e esclarecer acerca das Etapas do Programa e acompanhamento contínuo dos profissionais. No momento, o Programa apresenta 20 (vinte) adolescentes com indicação pela Vara da Infância e Juventude para o Apadrinhamento Afetivo, e acompanhados pela equipe de referência.

Etapa de aproximação dos padrinhos/madrinhas com os/as apadrinhados (as)

Quanto a Etapa de aproximação dos padrinhos com os acolhidos, neste período foram realizadas e autorizadas pela Vara da Infância e Juventude 06 (seis) encontros de padrinhos/madrinhas e adolescentes, para aproximação e início da convivência.

Participação da equipe técnica em eventos e ações de promoção dos Direitos da Criança e do Adolescente e demais atividades do município

A equipe técnica esteve presente em muitas reuniões de rede do município, construindo o diálogo com os profissionais e apresentando as particularidades do Programa. Além desses espaços, os profissionais também se fizeram presentes nas reuniões dos Conselhos de Direitos. Também foi possível e essencial a participação em eventos promovidos pelo Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente e pela Secretaria Especial de Direitos Humanos, além da participação contínua nas reuniões do CMDCA.

Os resultados alcançados só foram possíveis por que houve o engajamento de muitos profissionais, advindos de diferentes espaços de trabalho, e que se articulam cotidianamente para a realização do Apadrinhamento Afetivo e outras ações em defesa e garantia dos Direitos da Criança e do Adolescente. Também contamos para este feito com a participação ativa e responsável da comunidade, que vem se envolvendo para a realização deste trabalho. 

Para 2023 continuaremos à disposição da comunidade para atendimento e daremos continuidade as ações e atividades desenvolvidas e almejamos alcançar resultados ainda maiores!!

Secretaria Especial de Direitos Humanos - SEDH.png
bottom of page