Oficinas - Casa de Passagem

Você sabia? Na Casa de Passagem de Benfica, além dos serviços de pernoite e jantar, foi adiantado o horário de acolhida de 19h para as 17h30, o que tem possibilitado o oferecimento de oficinas, atividades e lanche extra para população em situação de rua.


O objetivo é trabalhar com os usuários o sentimento de pertencimento e incentivar a participação deles na construção do serviço, sendo ativos no cuidado com a casa e na reflexão e discussão de temas e assuntos de interesse desses usuários. Essas atividades também possibilitam a construção de vínculos entre os usuários, além de uma maior aproximação com colaboradores do serviço, contribuindo no processo de trabalho da equipe e na qualidade do serviço ofertado aos usuários.

A partir desta semana, iremos apresentar as atividades realizadas. Para iniciar, apresentamos o Avental da Leitura, que foi confeccionado pelos Cuidadores Sociais e tem por finalidade oferecer livros para que os usuários possam ao longo de sua estadia relaxar e ao mesmo tempo desenvolver a prática da leitura. Os usuários também têm trabalhado na manutenção da horta da Casa, com a plantação de itens que eles mesmo utilizam na alimentação. Está linda, né?

Foi iniciada também a Oficina de Cidadania. O intuito é reunir os usuários do serviço em uma roda de conversa para a reflexão sobre temas pertinentes a realidade da população em situação de rua, identificando suas demandas e orientando sobre os direitos que eles tem enquanto cidadãos.

Entendendo que todo cidadão tem direito de acesso a informação, a equipe técnica, junto aos usuários do serviço, realizará quinzenalmente esse momento de troca de informações e reflexão acerca da importância do acesso a equipamentos da rede socioassistencial e políticas públicas, que são importantes até mesmo para a superação da situação de rua.

Esta semana o tema foi "Cadastro Único", na qual foi explicado o que é, como funciona e quais são as políticas desse programa que é a porta de entrada para os benefícios sociais.

0 visualização